31 de outubro de 2016

E o grande Mega lançamento da TecToy é...

Muito tem se falado sobre este grande lançamento surpresa que a TecToy vem fazendo questão de manter em segredo e que promete ser algo sensacionalmente grandioso com base nas divulgações que tem feito no decorrer dos últimos dias. Em seu site, ela disponibilizou um contador para as pessoas que se cadastraram exibindo uma contagem regressiva em dias, horas, minutos e segundos, coisa que já deixa qualquer um, principalmente os retro-gamers sonhadores, de cabelo em pé ansiosos pelo que virá. E finalmente este contador chegou ao fim e agora sabemos do que se trata essa tão aguardada “próxima fase”...
Do Pense Bem e pistola Zillion que financiaram a TecToy à entrar no mercado dos vídeo games como Master System e Mega Drive (Que foram os consoles principais da empresa durante seu início) para no fim oferecer produtos eletrônicos como Headset para criança, Tabblet para meninas e etc. Analisando a curvatura disso tudo, é inimaginável que a TecToy tivesse alguma ideia que viesse a DESAGRADAR o público Retrô. Por conta disso, mesmo apesar do estardalhaço que a empresa vem causando com algumas divulgações tem deixado o pessoal menos cético e com uma pulga atrás da orelha. Primeiro começou com um anuncio da própria TecToy querendo RELANÇAR uma versão do Master System 3 com mais de 100 jogos na memória, depois ela própria informa que teria alguns Master System 3 em estoque para quem estivesse interessado em comprar. Posteriormente ela fez uma pesquisa com o público com o intuito de saber se nós queríamos um Master System ou um Mega Drive de volta ao mercado. Coisas que confundiam muito com base no que viria depois. Assistam o anuncio do canal da TecToy para saberem do que estou falando.
Mega Lançamento Tectoy

Durante todo o tempo em que essa história decorreu nas redes sociais como G+, facebook e Twitter, várias pessoas torceram o nariz dizendo que vai ser mais um belo tiro dado no meio do pé com base nos produtos que a TecToy vem lançado ultimamente, por outro lado, outras viam a oportunidade para a empresa emergir com tanta força que seria equiparável a velha TecToy de antigamente quando lançava jogos de Master System e Mega Drive, período este realmente áureo e nostálgico para muitos de nós que vivemos na pele aquele período da década de 1990.
Só que desta vez, a TecToy resolveu fazer uma campanha que pegava os mais nostálgicos pelo pé, como a deste banner visto acima aonde uma mão passa para outra um joystick clássico de 3 botões para Mega Drive e os dizeres “Perdeu? Passa o controle!”. Muita gente surtou com esse negócio e começaram a analisar detalhe por detalhe na imagem procurando decifrar a charada. Ao fundo, por exemplo, mostrava um modelo antigo de Mega Drive (Por sinal o modelo que eu sempre quis ter) com um cartucho embutido nele, e isso logo gerou especulações sonhadoras. 
Muita gente pensava (Ou utopicamente sonhava) que pudesse ser o lançamento de um Mega Drive modelo antigo que viria com Slot para cartuchos originais, porém, acrescentando nele entrada para cartões SD’s e além da saída AV, viria também com uma saída HDMI para ser conectada nas TV’s mais modernas, além de tudo isso, no pacote que viria na mesma caixa aonde vinham embaladas os consoles originais, um Joystick de três botões. Gente! Só de imaginar isso, já sentíamos calafrios, porque era basicamente um (Utópico) sonho se realizando. A imagem acima veio logo depois dando a entender basicamente (Ou nos fazendo sonhar novamente) eu se tratava de uma viagem no tempo revivendo coisas que vivíamos no passado, como a velha atitude de soprar os cartuchos, e tudo isso conectado a palavra “SAUDADE”.
Logo depois surgiu esta imagem a qual você vê logo acima falando sobre relembrarmos os velhos tempos de locadoras. Tudo realmente levava a crer que seria algo além de grandioso, porém, voltado a nós gamers das antigas (Um nicho não tão grande assim, diga-se de passagem). Confesso inclusive que eu estava me sentindo ansioso, no verdadeiro sentido da frase dita por Mario Quintana “O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.” Eu me pegava relembrando o passado, minha adolescência, um dos períodos mais felizes da minha vida. Mas então você deve estar me perguntando:
O que raios é essa surpresa da tecToy:

Bem, não é um emulador, nada mais é do que o relançamento do Mega Drive se utilizando de circuitos integrados com componentes similares aos do console originalmas em edição limitada que deverá sair em Junho de 2017 pelo preço de R$400 se for adquirido na pré-venda. O console poderá ser antecipadamente adquirido no site oficial da Tectoy.
O console de 16bits da SEGA relançado pela TecToy será bivolt acompanhando um joystick com três botões e entrada para os tradicionais cartuchos do console, ou seja, aquela velharia encostada em alguma maleta poderão ser rejogados nele. Quanto a relançamento dos cartuchos, a TecToy afirma que não poderá confirmar isso ainda pois tudo depende da renovação de licenças.
Quanto a saída HDMI, bem, não vai rolar. O console por ser original terá somente a saída de vídeo composto visto que implementar uma saída HDMI encareceria de mais o produto (Mais do que já esta).

ATUALIZAÇÃO:
Foi confirmado que NÃO será o Mega Drive original, o que é esperado visto que os componentes não são mais fabricados. Mas também NÃO será emulação, pois este “novo” console usará circuitos integrados SIMILARES ao do produto original. A boa notícia é que ele rodará cartuchos, a má notícia é que não serão todos por conta das diferenças em relação ao hardwares originais. Mas isso não quer dizer que a TecToy deva lançar cartuchos por conta da indefinição das licenças de décadas atrás. Por se utilizar de uma entrada para cartões SD’s tecnicamente falando é permitido inserir jogos que não estejam na biblioteca original. A função de salve state não existirá, mas se o cartucho tiver bateria, poderemos salvar pelo processo de save game.

O HDMI de fato NÃO virá no console devido a consequente elevação do preço do produto, mas virá com entrada de vídeo composto (RCA), compatível com a saída do Mega Drive para ser utilizados em TV’s com entrada AV com formato recomendado de tela de 4:3 visto que a resolução de vídeo do console original é de 320x240 pixels. Também não será possível usar saída de vídeo padrão RGB mesmo com os cabos corretos.

O Mega Drive virá com um Joystic de três botões em tamanho original e com fio, e devido a compatibilidade com o console original, os Joysticks antigos também poderão ser usados nesse novo desde que sejam Joysticks originais. Outra má notícia é que não será permitida a utilização de assessórios como Game Genie, Sega CD, Power Base Converter, 32x Meganet, Activator, Mega Mouse e multitaps. 

Uma coisa interessante é que a saída do console será estéreo, e pelo fato do Hardware ser SIMILAR ao original, este reproduzirá o áudio 100% ao original. A alimentação da fonte será Bivolt 110/220v, porém, com fonte interna.

Uma coisa que desanima de mais, é que por não suportar todos os jogos, menos ainda aqueles que viriam com chips especiais como o Virtua Racing e Sonic & Knuckles. O console virá embalado numa caixa similar ao original mas com algumas alterações. A garantia será de 90 dias a contar da data de compra que constará na nota fiscal.

E é isso, a coisa toda é essa!

MEU parecer sobre o assunto:
Para começo de conversa, a coisa toda já começa atraso, o tempo regressivo terminou e nada, e olha que eu acordei cedo pra vir pro PC pra acompanhar em primeira mão, e se tem uma coisa que eu não suporto é atraso, porque se isso já pega mal para um encontro amoroso, imagine para uma empresa inserida no mercado.
Da próxima vez, não ponha marcador
>:-(
Confesso que sonhei com a utopia, mas procurei manter minhas esperanças com os pés no chão embora eu não estivesse disposto a apostar tanto :-). Por um momento até imaginei que a TecToy tivesse encontrado um estoque de consoles guardado que nem ela própria sabia que tinha ou manteve assim até um momento como este, ou até então tivesse recebido da própria SEGA um carregamento de MegaDrive 1 e tivesse dito pra TecToy: “Tome! Te vira pra vender isso!” ^_^ Se fosse assim, com certeza até eu iria comprar mesmo porque é o modelo do console de 16Bits da SEGA que eu sempre sonhei em ter. Mas se for um Hardware estranho com base em emulação, mesmo sendo uma carcaça antiga, não sei se compraria. De qualquer forma, foi o que foi. E para aqueles que quiserem comprar CLIQUEM AQUI PARA COMPRAR!

Sendo assim, desejo Vida Longa e Próspera!
\\//_


5 comentários:

  1. Porque eles não fizeram um projeto de hardware igual ao original? Quer dizer, que aceitasse os add on´s e rodasse todos os jogos? Eu nem ligo tanto para a choradeira do pessoal em não ter HDMI, mas não rodar tudo o que o original rodava eu acho que foi um ponto negativo, principalmente pelo preço. Não estou reclamando do preço, desde que o console fosse refabricado com o mesmo desempenho do Mega Drive original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alegação deles é que não tem mais como montar usando os mesmos componentes do original...

      Excluir
    2. É uma pena. Acho que talvez é alguma coisa relacionada aos direitos dos fabricantes.
      Valeu Yoz, abração!!!

      Excluir
  2. Raspberry Pi3, um terço do valor desse Mega Drive, emula 100% Mega Drive, todos os jogos (incluindo praticamente todos que esse novo Mega não rodará por hardware inferior), com audio 100% ao original (o que mais uma vez esse Mega NÃO fará, está no FAQ que a tec Toy liberou) mais NES, Master System, SNES, GBA, GBC, N64, PS1. Possui saída HDMI, 4 USBs para você usar QUALQUER controle que quiser, e ainda acessa a internet e possui o Retropie que é basicamente um hall de emuladores todos bonitos, bem configurados e com uma interface maravilhosa que mostra até descrição e data de lançamento dos jogos.

    Me perdoe quem achar isso ai (esse novo Mega) válido, e pagar 400 reais por isso, ao invés dos 120-150 que o Retro Pi3 é vendido. Não tem outro modo de te chamar do que otário. Esse novo Mega Drive é um enorme pega trouxa.
    Pegue um terço dessa grana ai e compre um Retro Pi3 ou se for puritaninho ao extremo, um Mega Drive original. Afinal, esse Mega Aí é basicamente uma emulação do hardware do original mesmo também.

    ResponderExcluir