29 de junho de 2015

Review - Top Gear 2


Salve salve, está na hora de mais um review para o Gamer Desconstrutor : )
Meu nome é Kurt Hectic e este é o review de Top Gear 2 para Super Nintendo.

Caixa da versão americana



Sendo uma continuação do Top gear 1, Top Gear 2 (Top Racer 2 no Japão) é um jogo no estilo corrida lançado para SNES (Setembro, 1993), Sega Genesis (Maio, 1994) e Amiga (1994) sendo desenvolvido pela Gremlin Interactive e publicado pela Kemco(SNES) VIC Tokai (Genesis) e pela própria Gremlin Interactive (Amiga). Nesse review vamos dar atenção á versão para Super Nintendo.

Game

Bater ou ultrapassar oponentes vão mostrar alguns balões de fala como TG1
TG2 segue a mesma fórmula de TG1, você corre junto com outros 19 carros em tela cheia (sem oponente como top gear 1) e precisa chegar pelo menos em 10º lugar para continuar, abaixo disso é race over.
Os carros agora sofrem dano, fazendo com que a velocidade máxima seja reduzida e incentivando os jogadores a usar freios ou parar de acelerar ao invés de bater.
Durante a corrida você tem uma barra de combustível e status do seu carro e nenhum deles tem como ser recarregado. Não tem nenhum pit stop em nenhuma pista mas todas tem uma determinada quantia de voltas onde você nunca vai ficar sem gasolina. Escudo precisa ser preservado o máximo possível pois quanto mais você bater, mais sua velocidade máxima vai ser reduzida e isso pode te custar o primeiro lugar, principalmente no começo.
Número de pistas e países também foi aumentado em dobro, assim temos 16 países e 4 pistas em cada um, o Brasil só tem 1 pista sendo que o antecessor tinha 2.


Rio de Janeiro

Depois de cada corrida o jogador ganha créditos onde pode ser gasto com motor, caixa de câmbio, pneus, proteção, turbos. Os oponentes não compram melhorias, mas vão ficando mais rápidos com avanço do jogo. Nas pistas pode aparecer alguns bônus no chão com uma letra onde você pega uma vez ($ para dinheiro ou N para nitro) ou seu carro ganha um pequeno turbo (S).

Alguns passwords acabam te ajudando pra valer :p
Ter um jogo com 64 pistas não é fácil e para continuar tem um sistema de passwords, mas infelizmente ficou muito maior para anotar ao invés de serem palavras como moonbath :p

 Deixa eu pegar papel e caneta XD

2 Players


2 pessoas podem jogar em modo Split-screen (tela dividida) e ambos podem comprar melhorias para o carro separado. As mesmas regras do modo 1 player se aplicam aqui, entretanto, se um jogador ficar em 11º lugar e outro acima, ambos continuam.

Gráficos

Comparado com seu antecessor, o jogo ganhou melhores gráficos e os carros estão maiores. Efeitos de tempo como chuva foram adicionados deixando algumas pistas com maior desafio. Uma animação que foi colocada também é do seu carro girar ou capotar quando bater em muitos obstáculos.

Hardware

Top gear 2 não teve nenhum chip especial ou modificação.

A rom tem 1MB e o cartucho deve ter 8Mbits, um tamanho razoável comparado com os outros da época. Esse tipo de informação não se encontra com facilidade então a única forma de medir é com base no tamanho da rom.

Conclusões

Top Gear 2 é um dos melhores jogos de corrida lançado para Snes e também para outros sistemas. Adicionou novos desafios como andar em pistas molhadas e dano, mas infelizmente tirou outros como pit stop.
Com uma boa jogabilidade, musica e muitas pistas, top gear 2 é um jogo que vale a pena ter em sua coleção.

Se quiser informações sobre Top Gear/Top Racer, acesse esse link aqui e veja um post totalmente excelente.

13 comentários:

  1. Jogar top gear 2 sozinho era complicado, lembro que toda vez que ia jogar, eu convidava um amigo e as coisas ficavam bem mais divertidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior macete que aprendi nesse jogo é não bater, era única forma de vencer as primeiras corridas.

      Excluir
  2. Tive pouco contato com este game, que se resumiu basicamente a 01 ou 02 partidas na casa de um colega do bairro na minha infância. O que sempre joguei mais foi de fato o primeiro, até porque era o único que tinha na locadora na minha vila quando eu era criança.

    Bom, isso até chegar a adolescência, eu abrir minha própria conta numa locadora grande do centro da cidade e eu descobrir _Top Gear 3000_, que se tornou instantaneamente meu game favorito da série e até hoje um dos meus games mais queridos. Embora um tempo depois um amigo do ensino médio tenha me emprestado uma cópia paragúncia do _Top Gear 2_ para eu jogar durante um período que fiquei de cama, e cheguei até o final do game.

    Eu estava tão acostumado com o primeiro que estranhei muito o segundo chegando, inclusive, a considerá-lo ruim ou "nada a ver com o primeiro". Pura besteira!

    Hoje, já adulto e com minha coleção maior, recentemente adquiri o segundo game e completei a trilogia do SNES. E jogando novamente, depois de anos, vi que ele não só é um ótimo game, bem feito, bem detalhado, até mesmo inovador e legal de jogar, com um grande fator _replay,_ como também é uma grandiosa sequência, digna, honesta e bem planejada.

    Hoje o tenho com muito carinho na coleção e jogo sempre que ligo meu SNES! =D

    ResponderExcluir
  3. Tenho que revisitar esse também. Confesso que desta franquia na época só curtia o primeiro. O review ficou maneiro, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo review, deu até vontade de jogar ele...
    O meu preferido entre os TGs é o 3000.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que fui o único que não gostei desse jogo. Ele tem ótimo gráfico, legal poder comprar acessórios, mais pistas e cia.... mas a jogabilidade ficou extremamente difícil e chata. Eu sinto que tirou totalmente aquela jogatina "família" da primeira versão, minha conclusão que ficou um game cansativo.

    ResponderExcluir
  6. Tinha esse jogo e terminei ele a muito custo !!!! Muitas horas jogando .....

    ResponderExcluir
  7. Tinha esse jogo e terminei ele a muito custo !!!! Muitas horas jogando .....

    ResponderExcluir
  8. Deve-se comprar Pneus primeiro para fazer as curvas e desviar dos oponentes com maior facilidade.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Rewiew. Foi bem didático e explicativo!!

    Quanto ao Top Gear 2, pra mim é o mais chato! Jogabilidade travada, carros mais lentos e qualquer batidinha você fica para trás. O macete no início é começar com turbina! A novidade, fica por conta da ré, que nem no TG1 e nem no TG 3000 tem.

    Pista de Necrópolis, no Egito, é uma das mais difíceis!!! Junto com as pistas da Grécia!

    ResponderExcluir