17 de dezembro de 2015

Inserindo códigos de GameShark no Playstation X usando o CD do GameShark

Hoje usaremos um exemplo de código para criar um tutorial que servirá para quaisquer outros códigos, ensinaremos a inserir códigos para 99 Diamantes (301D4174:0063) na opção de vendas do Castlevania Symphony ofthe Night no emulador ePSXe usando a ISO GameShark_4.0_PSX__NTSC-U que você adquire bauxando DAQUI.
Obs: Para este tutorial, usaremos um Joystick legítimo de Playstation 1. Portanto, quando usarmos no exemplo pressione “X”, significa que é o botão “X” do seu Joystick, e não a tecla “X” do seu teclado.
Primeiro abra seu ePSXe e vá em “File” -> Run ISO e dê dois cliques em GameShark 4.0 (PSX) (NTSC-U).cue (O nome da ISO pode variar). Quando a ISO carregar vá em “Select Game” usando “X” no seu Joystick de Playstation I...:
A imagem tá uma porcaria mesmo, foi algo no CD do GameShark
E depois mova o cursor para o lado direito para que o mesmo vá para a seleção de jogos por nomes. Selecione o jogo (usando o botão “X”) a qual você quer inserir o código (No nosso exemplo, será o Castlevania), caso não exista o jogo, você pode criar um banco de dados novo clicando em “New Game”.

Após selecionar o nome do jogo, vá em “New Code”:

Assim que clicar em “New Code”, apague “--- New ---” usando o botão “Triângulo” e dê o nome para o código a qual você quer inserir:
Obs: Triângulo apaga o texto da direita para a esquerda, com “X” você insere os caracteres, com “Círculo” você alterna entre caracteres maiúsculo e minúsculo.
No nosso exemplo, usarei o termo “Diamante”:
Após digitar o código, mova o cursor com o direcional para cima de “Save” e pressione novamente “X”, com isso você vai para a tela de “digitação” de códigos e insira o código 301D4174:0063, após isso mova o cursor para a esquerda usando as setas direcionais e clique em “Save” novamente:
Obs: Você também pode usar o botão Triângulo para ativar e desativar um código. Para isso, basta mover o cursor para cima do nome do código e pressionar “triângulo”, o símbolo indicativo do código ativo é uma estrela ao lado esquerdo do nome do código.
Você voltará novamente para a tela de seleção de códigos “Code Select”, basta pressionar Start e depois selecionar “With Codes” e confirmar novamente:
Você irá para uma tela onde ele salvará as transformações e depois para a tela onde ele irá pedir para inserir o disco do game a qual você quer ver o código aplicado pedindo para pressionar o botão “X”:
Neste momento, se você estivesse usando o próprio console, você deveria abrir o compartimento com o vídeo game ligado, trocar os discos, fechar o compartimento e depois pressionar “X”, mas no emulador a coisa é diferente: Quando aparecer a mensagem da imagem anterior “Please Insert Game Disc”, preste bem a atenção no que você irá fazer: Pressione “X” e quando a tela escurecer, pressione “Esc” no teclado de seu PC e vá novamente em “File” -> ChangeDisc -> ISO conforme mostrado na imagem a seguir:
E depois reset o jogo:
Agora basta jogar o game com o código inserido. Bem, eu vou ficando por aqui. Até nosso próximo encontro! Vida longa e próspera!
\\//_

8 comentários:

  1. vou tentar valeu, isso só funciona com o emulador ePSXe 1.7.0 ou com o ePSXe 1.9.0. também? to me confundindo já que no post que ensinasse a configurar usa-se o 1.9.0. e agora tais usando o 1.7.0.

    Vou aproveitar a oportunidade para perguntar se essa troca de disco serve para jogos de mais de um CD? eu evito jogo-los porque tenho medo que vou ficar no meio do jogo e não conseguir emulando trocar de CD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu emulador for o 1.9.0, aconselho você deixar de lado este tutorial e usar o próximo que estou fazendo e que será publicado aqui no dia 19. Este tutorial fala em como usar o motor Cheat do emulador, e é muito melhor do que esse GameShark. Na verdade eu só escrevi este pro caso de alguem querer usar os códigos no próprio console.

      Sobre trocas de discos, eu nunca tentei com a passada de um disco pro outro de um game, por exeplo: Disco 1 pro Disco 2 do Final Fantasy VII. Entretanto, existe um recurso no emulador chamado "Change Disc" (CD ROM ou ISO), portanto eu presumo que quando for pedido pra trocar o CD, você deva ir lá em Change Disc e carregar o próximo disco ou a imagem do disco na sequencia pedida.

      Excluir
  2. Isso é muito das antigas, eu adorava esse Game Shark...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi mais para aqueles que ainda usam nos consoles, só por isso mesmo.
      :-)

      Excluir
  3. Saving Cents Together provide differnt coupon code for brands of all cateogries you can avail them and save your money on items

    ResponderExcluir