9 de novembro de 2015

Clone chinês de The Kings of Figthers... Que é um jogo muito bom...

Na China já se sabe que: Nada se cria, tudo se copia... E é sobre isto que vamos falar. Na verdade se trata de um game chamado de Xuan Dou Zhi Wang (炫斗之王), que é conhecido por muitos como "clone descarado The King of Figthers e Street Fighter". E que fez até um acordo com a SNK para licenciar a participação especial de alguns personagens do KoF. O jogo em si é um game on-line, foi lançado em 2011 na China para PCs, desenvolvido pela Jade Studio e publicado pela Tencent.


Vendo estes personagens criativos e com um ótimo design, você deve estar se perguntando: Como este jogo pode ser considera um clone descarado de KoF e SF?

É APENA “COINCIDÊNCIA

Kyo de The Kings of Figthers (a esquerda) e Yan de Xuan Dou Zhi Wang (a direita). Será isto uma mera coincidência? Se tratando dos chineses acho muito difícil.
E não é só por aí, muitos (ou se possível todos) personagens do Xuan Dou Zhi Wang tem golpes e movimentação idênticos aos personagens do KoF e ST.

Um bom exemplo é o King (imagem a esquerda) que é claramente a mesma coisa do Ryu (imagem direita) de Street Fighter.
Hadouken


Tatsumaki Senpukyaku


Shoryuken

 UM CLONE BEM FEITO

Acreditem, apesar de todo este “Ctrl C” e “Ctrl V” o jogo em si é muito bom. Ele é um jogo on-line que faz muito sucesso na China. Os cenários são bem feitos e os personagens são carismáticos e tem um ótimo design. O jogo é realmente bonito e feito com capricho, a jogabilidade se parece muito com KoF 97 e 98, no velho estilo de luta 2D só que usando personagens de modelagem 3D. Mas nem tudo é perfeito, por se tratar de um game on-line em algumas partidas podem ocorrer Lags.

Um dos cenários do jogo, que é cheio de detalhes e muito bonito. E acredite tem outros cenários tão bons ou até mais caprichados que este, sem falar das trilhas sonoras deste jogo que também são muito boas.

Agora uma imagem destes dois personagens neste cenário prontos para uma luta.


A movimentação dos personagens é bem fluida e variada (apesar de eu ter certeza que estes movimentos são de personagens de outros games, mas pelo menos foram bem portados para o game).

Outra curiosidade sobre este jogo é que ele é tão famoso na China, que tem até vários campeonatos e uma grande quantidades de fãs no país, isto mostra o quanto este game é popular por lá.

TENCENT E SNK FAZEM ACORDO

A Tencent fez um acordo com a SNK, para incluir dois personagens da franquia KoF. E estes por sua vez foram Benimaru Nikaido e Terry Bogard. Exatamente a SNK se aproveitou do sucesso na China para colocar dois de seus personagens no jogo (como participação especial).

Os personagens convidados foram adicionados ao jogo em 5 de agosto de 2014, mas depois tiveram que ser “temporariamente removido" do jogo em 15 de janeiro de 2015 na sequência, por causa de uma mudança em termos de negociação entre Tencent e SNK Playmore.


 
Você provavelmente deve estar querendo saber como é este game na pratica... Bem, neste vídeo abaixo, mostra os dois personagens da SNK lutando no jogo, para quem quiser ver como é a jogabilidade e o gameplay dele. 




Eles conseguiram fazer um trabalho muito bom em recriar o estilo visual dos personagens do Dot Art. Através do uso cuidadoso de texturas, iluminação e modelagem. A empresa foi capaz de preservar a estética 2D que a SNK tinha trabalhado tão duro para conseguir. Os desenvolvedores da Jade Studio tinham feito um trabalho incrível de criar modelos 3D de Terry e Benimaru com base em seus sprites existentes em KOF XIII. Se a SNK compartilhou os recursos 3D com o estúdio Chinês ou se eles tinham feito isso a partir do zero ainda não se sabe. Mas claro, baseado na precisão dos modelos o mais fácil de presumir é que a SNK compartilhou esses personagens com os chineses. O estilo dos sprites de KOF XII e XIII é muito distinta. Eles foram na época as figuras de mais alta qualidade já existentes em qualquer jogo de luta 2D. E é interessante ver o que eles fizeram e como eles adaptaram os personagens para o Xuan Dou Zhi Wang.

Cosplayers de Terry e Benimaru, numa arte promocional sobre suas participações especiais no Xuan Dou Zhi Wang.

Achei incrível o jogo em si, apesar de ser um clone, fiquei admirado com a qualidade dele. Sem falar que até a SNK fez um tipo de acordo com os criadores deste jogo.

A POLÊMICA DO KOF14... E O CLONE DE JOGOS DE LUTA...

Fico me perguntando porque a SNK não fechou um acordo com a Jade Studio e Tencent para fazer o KoF14? Pois pelo que foi mostrado até agora, Xuan Dou Zhi Wang tem tudo que os fãs da antiga queriam em um novo jogo de KoF, jogo 2D com jogabilidade dos jogos mais clássicos da série e com cara de jogo da nova geração (de uma maneira mais simples).

Já os dois trailers de The King of Figthers XIV mostrado sobre o novo jogo feito pela SNK, não agradaram todo mundo. Alguns reclamaram do gráfico outros do design dos personagens (ao qual foi retirado o estilo J-pop e J-rock presente nos jogos anteriores e mudaram para o K-pop). Ainda é sedo para dizer algo sobre este novo título feito pela SNK, só o que resta é esperar. Mas as vezes me pergunto porque ela resolveu tomar uma decisão destas ao invés de fazer acordo com a empresa Chinesa criadora do jogo Xuan Dou Zhi Wang, para fazer um KoF14 com os personagens ainda no estilo clássicos que todos nos conhecemos.

TEMOS UM VENCEDOR?

Bem espero que a SNK consiga fazer um ótimo jogo com o KoF14, mas confesso que Xuan Dou Zhi Wang (o jogo clone chinês), me agradou muito mais do que foi mostrado até o momento nos trailers do novo KoF... E vou aproveitar agora e mostra um outro vídeo com mais lutas deste game. Aonde mostra algumas partidas, você verá cenários diferentes com boas trilhas sonoras e alguns personagens “próprios” deste jogo, além dos convidados Terry e Benimaru.  




O TORNEIO DE LUTA CHEGOU AO FIM

E chegamos ao fim, espero que tenham gostado de saber sobre este icônico e curioso jogo chinês, aqui me despeço de vocês e até mais pessoal!


10 comentários:

  1. Belo artigo, Samurai, só faltou falar o que todos querem saber: COMO FAZ PRA JOGAR ESSA DESGRAÇA!? Eu passei umas duas horas hoje mesmo tentando, consegui baixar, instalar, mas recusaram meu celular pra fazer o cadastro, kkk.
    Sobre o KoFXiV, tem rumores de que eles conversaram sobre uma parceria, mas não rolou acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandro! Fico feliz que tenha gostado! ^^ E valeu pela informação, eu não sabia que havia rumores de que eles tentaram um acordo. Nossa seria muito bom se este acordo tivesse rolado! Bem para jogar o jogo é meio complicado, pois ele é "exclusivo" da China, mas para ajudar vou te passar um links o primeiro é do tutorial (em espanhol) de como fazer poder jogar o game, já o outro link é de um vídeo (em inglês) ensinando como fazer download e instalar. OBS: Eu não cheguei a testar este links.
      Link 1: http://www.anim-arte.com/quieres-jugar-xuan-dou-zhi-wang-te-decimos-como/
      Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=78odrPkML2A&feature=youtu.be

      Excluir
  2. Estou a mais de um ano esperando a key para poder jogar... acho que só com ela mesmo! Cheguei a baixar o jogo também, mas não tem como logar sem a chave para acesso "beta"

    Pelo menos o game de luta (pois eles tem um beatem up também parece!)

    PS: Eu fui o Unknown que apagou o comentário, porque fiquei como "Unknown" e não sabia como mudar, ahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, realmente conseguir a key é muito complicado mesmo... Este é um jogo que também faria muito sucesso se eles liberassem e dessem fácil acesso a usuários de vários lugares do mundo (ainda mais no Brasil). Obrigado cristfc por comentar! ^^

      Excluir
  3. Mais um excelente texto do eu amigo. Continue assim!
    \o

    ResponderExcluir
  4. Dado o que o povo tem comentado do Kof14, acho que esse aí deveria fazer mais sucesso. Mas vai saber, né? Tem mais além dos gráficos, vamos ver o que vai rolar no gameplay do jogo, sistema de colisão e o caramba.
    Esse aí genérico chinês eu não conhecia, mas vou experimentar aqui em algum momento, pode ter certeza! rs
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente a SNK deveria ter feito um jogo semelhante só que com personagens do KoF com o mesmo design dos antigo que o pessoal tá acostumado. Acho que se fosse assim seria mais bem aceito pelo publico. Bem sobre o jogo Chinês, ele é meio complicado de rodar em outros países que não seja a China (não é impossível, mas ele tem muita complicação de ser rodado em outros países como o Brasil), mas espero que você consiga cara, pois realmente vale a pena dar uma conferida. E fico feliz que tenha gostado, muito obrigado! ^^

      Excluir
  5. Nunca joguei o jogo, mas pelas imagens e vídeos que vi sobre o jogo ele parece simplesmente sensacional, se tivesse saído na era de ouro dos fliperamas com certeza nas casas de jogos daqui do Rio teríamos fila de pessoas para jogar contra nos shoppings e bares.
    E sobre o reaproveitamento de sprites, me lembrei de um jogo dos anos 90 chamado "Dragon Master", que usa vários sprites editados do Street Fighter II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! ^^ Bem lembrado cara, Dragon Master seguia o mesmo estilo. Obrigado por comentar.

      Excluir