26 de novembro de 2015

Phantasy Star IV, noticias de revistas nos anos 90

Olá pessoal tudo bem?
Foi com grande felicidade e com enorme privilégio que acompanhei a época de ouro das revistas de videogames.
Lembro que sempre estava nas bancas acompanhando as edições e sempre que folhava e avistava uma matéria sobre Phantasy Star, com certeza essa revista já faria parte da minha coleção.
Em meados de 1993 eu começava a colher informações sobre a grande continuação do RPG carro forte da Sega, Phantasy Star IV.
E tenho uma grande lembrança das revistas estrangeiras que consegui com o dono da banca que tinha parentes no exterior e trazia pra ele novidades frequentemente.

Para os gamers das antigas aqui no Brasil, a internet era um sonho distante(bem distante), ao contrário de hoje que a atual geração de gamers podem consultar informações na internet com poucos cliques, podem visualizar os vídeos de determinado jogo antes mesmo de comprar, assim já sabendo como o jogo vai ser e avalia-lo.

Na década de 90 a conversa era outra, pois se quaisquer gamers quisesse adquirir nossas informações sobre determinado jogo, ele teria que estar semanalmente ou mensalmente na banca consultando as novidades que as revistas de games nos  traziam.

Em novembro de 1993 eu comprei essa maravilhosa revista, a SUPERGAME nº28.
Eu gostei muito do visual da capa, mas o que mais me atraiu na revista foi ver que tinha uma matéria falando de Phantasy Star 4, isso me deixou muito ansioso, pois eu não tinha quase nenhuma informação do game, só sabia que ele estava em desenvolvimento.
Quando folhei a revista me deparei com essa grande matéria fazendo um retrospecto dos anteriores e comparando as mudanças de cada game.
 Daquela matéria que saiu na revista em 1993 teve algumas mudanças significativas, tanto no nome dos personagens, como no papel desempenhado de alguns personagens ao decorrer da trama.
Podemos notar que na versão final do game, não foi adicionada a apresentação que faria um retrospecto dos jogos anteriores como a revista disse que seria feita. 

Na minha humilde opinião não concordei muito com a parte que a revista fala que o ps III fez menos sucesso que a 2ª versão, pois quem faz parte de alguma comunidade que envolve o jogo sabe que tem inúmeros fãs, também não concordo que a Nei apareceu na primeira versão e marcou presença na serie,  todos nos sabemos que ela apareceu no segundo jogo e morreu na batalha contra a Nei first.
Mesmo com esses pequenos erros eu gostei bastante da revista, naquela época todas as informações eram bem- vindas.

Mais tarde, em março de 1994, o dono dessa banca separou uma revista e me deu de presente, ele sabia que eu amava esse universo gamer e me presenteou com uma das revistas mais queridas que eu tenho até hoje.
ELETRONIC GAMING MONTHLY Volume 7
Mesmo na época eu sendo muito  leigo em idiomas, só as artes da revista já me prendiam por horas e horas. 
Quando eu ganhei a revista jamais imaginava que ao folhar eu me depararia com essa bela matéria.
 Além de ser uma revista muito grossa com vários games, em cada matéria ela simplesmente esbanjava talento nas artes e nos conteúdos.




Foi trabalhoso porém gratificante pegar o dicionário e traduzir ela todinha, lembro como se fosse hoje a minha dedicação com essa revista.

Enfim tenho grande orgulho de estar presente nessa época maravilhosa e sensacional, onde ser gamer e querer adquirir conhecimento era uma árdua trilha a percorrer, hoje em dia as coisas estão bem no alcance e muitos pendem em não buscar esses games ou revistas que fizeram muitas crianças e ate adultos muito felizes.

Deixe seu comentário e conte sua um pouco da sua história com revistas de games, até mais fui....

6 comentários:

  1. Conteúdo nostálgico fora do sério, Eric! Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Yoz, com certeza essa época vive em nossa memoria e em nossos corações.

      Excluir
  2. Fui colecionador de revistas de games no final da década de 90(comprava as do momento nas bancas, e as antigas em sebos), era muito divertido mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu juro que não lembrava do lance do retrospecto, e pior que eu li esta revista também.
    Phantasy Star IV sempre foi um jogo que sonhava em jogar, queria ganhar, queria alugar, etc. Na verdade vale para todos os jogos de Mega Drive da série. Via infos dos jogos em revistas e ficava viajando imaginando como era o jogo, mas não lembro exatamente quais revistas e quais edições. Pior que eu cresci e acabei jogando só o II... não sei bem o porque disso.
    Aliás, seu post me trouxe novamente uma memória ótima que eu tinha de Phantasy Star (o primeiro, de Master): como não existia Internet, a gente sempre se apoiava em revista ou em colegas de sala de aula pra conseguir dicas pra passar de um determinado ponto que ficou enroscado, sem saber qual seria o próximo passo. Sensacional!
    Pior que eu tenho saudades de ler revistas de jogos... ainda bem que temos sites e blogs que fazem questão de relembrar toda história e ajudam a alimentar esta nostalgia!
    Valeu!

    ResponderExcluir