30 de novembro de 2015

1 ano de Gamer Desconstrutor

Pela primeira vez eu não sei como iniciar este texto, havia pensado tantas coisas para falar com vocês quando esta data chegasse que acabei me perdendo num confuso e descontrolado BrainStorming. Então, achei por bem fazer um retrospecto sobre este primeiro ano de existência deste humilde espaço eletrônico a qual criei para falar sobre games, o que implicaria dizer que este texto corre sérios riscos de ser enorme, mas tentarei por em negrito as partes mais relevantes para que você, que não queira ler tudo, tenha um resumo dos pontos que eu considere mais relevantes. Portanto, clique no título deste post e vamos seguir em frente com este primeiro relato comemorativo.

O Gamer Desconstrutor foi ao ar oficialmente no dia 30 de Novembro de 2014 as 09:27:00 da noite, cujo no PRIMEIRO POST eu foquei no meu próprio histórico pessoal acerca de minha relação com o ato da Desconstrução. Entretanto, a idéia para sua criação veio muito antes disso, vários amigos e parceiros ficavam me estimulando a criar um espaço para falar sobre isso. Então fiz uma série de pesquisas com vários amigos sobre quais seus games favoritos de Mega Drive, para que com isso eu pudesse compor uma base de dados com um rank ordenando os jogos pelos quais eu iria escrever artigos de modo detalhado. Eu havia focado no sistema Mega Drive pela razão de ser o console pelo qual eu entendo melhor as manipulações de códigos, só que eu acabei tendo uma surpresa agradável com a reação de pessoas pelas redes sociais antes mesmo de eu produzir o primeiro trabalho oficial para o Blog e isso influenciou na questão do conteúdo a ser trazido pra cá. Mas vamos falar um pouco sobre as primeira reações quanto a abertura do Gamer Desconstrutor e os textos iniciais para depois falar dos mais marcantes durante o ano de 2015. Meu padrinho de casamento, que ha anos eu chamo simplesmente de Kakaroto :-), uma pessoa que considero um irmão que eu nunca tive, fez questão de ser o primeiro a comentar assim que o blog fosse ao ar, e me intimou a avisá-lo assim que o primeiro post estivesse no ar:
Só que a história não terminou por aí, eu fiquei enchendo o saco de vários amigos para me ajudarem na divulgação, e a reação deles foi tão animadora que eu peguei prints pra guardar com todo o carinho. O Thiago “Senil” Cruz , do site Inludere, fez um pequeno pacote com essas imagens a meu pedido quando ele fez a divulgação no FaceBook.
Meu velho amigo de Net, o Wren Core da comunidade Phantasy Star Brasil, que sempre tem me dado apoio, ajudou na divulgação e isso atraiu a atenção de outras pessoas conhecidas também para deixar, de certa maneira, sua marca na história deste humilde blog, como foi o caso do Schmidt Norris e do Leandro Lantin:
Inclusive teve até um curto momento de zoação entre outras pessoas. Pois num dos trabalhos que fiz com o Velberan, que foi no vídeo Street Fighter II Turbo - Códigos Bizarros, meu amigo deixa escapar que eu tenho outro apelido que só é usado pelos mais chegados, então o pessoal resolveu comentar sobre isso e a verdade acabou vindo a tona:
Engraçadinho!
:-)
Na madrugada do dia primeiro de Dezembro de 2014, fiquei até altas horas da madrugada conversando com o Velberan que estava me ajudando a melhorar uma série de coisas que estavam erradas na estrutura do Blosgpost do Desconstrutor para maximizar a divulgação, fluidez e etc. No mesmo dia eu lancei o primeiro post do gigantesco especial sobre Bio-Hazard Batte, que foi com um Review "Básico" a qual estava levando meses para concluir e recomendo de mais que vocês leiam esse texto. No dia seguinte eu postei outro texto ainda sobre o mesmo game chamado Bio-Hazard Batte (Nomenclatura, Mitologia e Biologia) onde eu explanava sobre a possível origem dos nomes das BioNaves associando tudo isso a Mitologia, e tratei também sobre a aparência das bio-naves no ponto de vista da Biologia. Relembrando esses trabalhos, veio-me a mente momentos muito bons da produção do texto, que foi com o Sotério me ajudando em várias coisas, as minha pesquisas sobre biologia e mitologia, em fim, o prazer não estava apenas em jogar Bio-Hazard Battle.
Games + Mitologia + Biologia = Desafio a qual pensei jamais enfrentar
Em seguida eu resolvi trabalhar, pela primeira vez, num projeto de tradução, que ganhou um post chamado BioHazard Battle (Projeto de Tradução / Sistema Mega Drive), trabalho este que levei uma tarde para concluir com a ajuda, também, do meu amigo Soterio Salles.
Aliás! O Sotério me ajudou até no review sobre Bio-Hazard Battle com traduções de partes do Manual que estavam em Japonês e etc.
E por fim, escrevi um texto onde eu Desconstruo o game Bio-Hazard Battle. A idéia de tudo isso era aproximar a essência das matérias com os trabalhos que eu já estava acostumado a apresentar para a Gazeta De Algol com as minhas Semanas Bizarras de Phantasy Star.
Crying: Aseimei Sensou foi um jogo que me marcou muito

A idéia inicial era de escrever especiais de 5 dias e deixar o Gamer Desconstrutor parado até o momento do próximo especial, ideia esta que acabou não se concretizando na prática por conta de mais comentários muito legais vindos dos posts seguinte. Por exemplo, o amigo Luiz Rufato surgiu com um comentário tão sensacional que não pude evitar bater um print e guardar com todo o carinho:
E esse foi uma das manifestações que me estimularam a intensificar cada vez mais as atividades no Gamer Desconstrutor. Mas não parou por aí! Outras pessoas vieram escrever coisas legais, como por exemplo o André Miller:
E mais outros comentários:
Essas pessoas na verdade me deixam feliz e estimulado a sempre me preocupar com a qualidade do que eu faço aqui, tanto que para o ano de 2016 pretendo mergulhar de cabeça me esforçando para trazer sempre coisas interessantes, material exclusivo e original, dentre outros assunto como um todo, mas quero dar uma atenção maior nas Desconstruções, que além de ser a essência do site, é o que eu faço melhor, as vezes eu tento dar uma de repórter, mas não creio que me saia realmente bem fazendo essas coisas. 
Posteriormente, a pedido do Juan do canal SnesTalgia e Blog SnesTalgia, eu trouxe um texto Desconstrutivo com curiosidades sobre o Top Gear / Top Race versão Português que obteve mais de 1000 visualizações:
As vezes, criar um gif dá mais trabalho do que se imagina

Em seguida eu escrevi um texto falando de um assunto a qual eu gosto muito, que são os Sprite Sheets e na carona desse texto, fiz outro post voltado pro humor com um apanhado de gifs animados do Sonic, só que por incrível que pareça, esse post com os gifs fez muito mais sucesso, com 1415 visualizações, do que o outro onde eu escrevia a definição de Sprite Sheet’s, que por sua vez recebeu 665 visualizações.
Como o ano estava se encerrando, eu dei a ideia ao Juan do SnesTalgia fazer uma Corrente Nostálgica de Natal cujo o objetivo era de os participantes narrarem histórias e/ou fotos de algum momento natalino (Ou final de ano) que envolva VIDEO-GAMES, onde eu participei com o Desconstrutor com o título de Corrente Nostálgica de Natal (Arcades e Locadoras e Natal esquisito). O Juan teve a gentileza de escrever as regras e a corrente SnesNostálgica junto com o evento no GooglePlus se concretizou muito bem obrigado, eu até escrevi um texto extra pro próprio SnesTalgia chamado MEMÓRIAS DA FELICIDADE. Outro grande amigo, o Daniel Tallarico fez uma contribuição ao Gamer Desconstrutor escrevendo um texto sobre suas Lembranças Natalinas e que inclui até vídeo ;-). 2015 chegou ao fim e no dia 31 de Dezembro de 2014 eu escrevi o ultimo texto do ano no Desconstrutor.
No ano de 2015, mais precisamente no dia 2 de Janeiro, eu escrevi um texto chamado Rolf Landale e o espírito de Megid que nada mais é do que um relato pessoal meu envolvendo Phantasy Star II e Dragon Ball Z. Mais a frente eu escrevi um texto ensinando a como configurar e inserir códigos no Kega Fusion e no DeBuGens. Mas um dos momentos mais legais foi quando eu trabalhei na Desconstrução do game não licenciado chamado Rei Leão II “Chinês” para Mega Drive, onde eu fiz uma parceria muito legal e inesquecível com o amigo Gustavo Guimarães Cruz em que ele ESCREVEU UMA MATÉRIA sensacional sobre o jogo lá pro SnesTalgia enquanto eu realizava a DESCONSTRUÇÃO DO MESMO JOGO aqui para o Gamer Desconstrutor.
Foi nesse ano também que saiu a primeira edição do post sobre os personagens do mês na Retro-Gamers Brasil G+, pois até então eu apenas criava os quadros de batalha, mas tive a ideia de escrever sobre o assunto, como eu trabalho, onde pesquiso e etc, o que me rende uma boa trabalheira no final e no início de cada mês. Houveram também os textos mais voltados as divulgações das artes de Phantasy Star II criadas pelo Sotério para o gameplay do Velberan. Mas foi em março que eu trouxe uma novidade muito legal, o F-Zero do Mega Drive, um texto intitulado “G-Zero = F-Zero?” que tem até um vídeo e link para o Download da ROM beta. No dia Primeiro de Abril, não pude deixar de CONTAR UMA MENTIRA para divulgar o TRABALHO DE UM GRANDE ARTISTA PIXEL, e ainda teve gente que acreditou na lorota.
Sonic The Hedgehog Plumber 64, Screentendo, mas apenas para o Mac OSX e as novas imagens do Sonic 1 Early Prototype foram, na minha opinião, os destaques maiores do mês de maio e que testaram a minha baixa capacidade para noticiar coisas :-), em Junho, mês do meu aniversário, resolvi dar uma REFORMULADA no Gamer Desconstrutor, mudando sua aparência e chamando mais gente pra me ajudar no blog, inclusive o meu amigo Gagá FEZ UM POST muito bacana no GagáGames sobre o Gamer Desconstrutor. Portanto, o texto sobre as imagens do Sonic 1 Early Prototype foi o ultimo post com o layout antigo:
A intenção era deixar a casa mais bonita para a chegada dos novos integrantes da equipe

Após as apresentações, meu amigo Samurai Nihon escreveu um texto sem igual sobre Óculos de realidade virtual, o meu amigo Thiago Cruz, meu companheiro lá dos tempos do GagáGames, criou a SEÇÃO ARTE INGAME com vários textos reflexivos de primeira, e o meu amigão Kurt Hectic entrou com os dois pés no peito com um delicioso review sobre Top Gear 2 do sistema Super Nintendo.
Mas não parou por aí! Cada colaborador escreveu mais coisas que valem a pena uma boa leitura. O Velberan estava preparando para o SEU CANAL DO YOUTUBE uma longa e caprichada série sobre jogos de luta, e por isso, a pedido dele, fiz algumas pixel customizações fundindo a imagem do Alex Kidd com alguns personagens do Street Fighter II que renderam coisas bem engraçadas como Alex Chun-Kidd-Li, Alex Ryu Kidd, Alex Ken Kidd Master e por fim o Alex Boom.
Tentei arriscar também trazer coisa novas mas que tenham algo a ver com games antigos, como foi o caso da notícia do lançamento do game Yoshi's Woolly World unicamente por possuir um estilo retro. Também falei sobre o lançamento do Protótipo de Sonic X-Theme, e dei atenções a fan-mades (Trabalhos retro-gamísticos de fãs) falando sobre o Super Mario 64: Mais um fã-remake em HD.
No mês de Junho o meu amigo Sotério Salles contribuiu com um texto voltado a recriação de capas do game Final Fantasy V (Super Famicom) e também criou o blog MajinZERO ART junto e abriu com um post chamado #1 - It's over 16bit!! que nada mais é do que o relato da criação da nova arte de perfil oficial do Gamer Desconstrutor.
E para finalizarmos, tivermos também mais coisas legais como o Crochê com mapa do Super Mario Bros 3 , o Wild Protótipo da Nintendo/Sony Appeared, a triste notícia sobre o falecimento de Satoru Iwata, a Desconstrução do Nintendo DS Lite, a Nintendo fabricando armas, um especial chamado “What the puck, man!?” que são todas as curiosidades que pude encontrar sobre Pac-Man, aproveitei para falar sobre o game cancelado denominado Witchwood, um texto em parceria com o canal Snestalgia chamado Super Mario World “Yoshi nos castelos e casas fantasmas”, o Vagner Figueiredo deu as caras falando sobre o personagem Suturino, e logo em seguida escrevi um post comemorando a marca de 100 postagens no Gamer Desconstrutor,  coisa que eu não imaginava que fosse conseguir ANTES de 1 ano de existência do Blog.
Fiz também um texto sobre o Refugee Mario, Street Fighter II para Atari 2600, o novo-retro Arcade Dumpado Waku Waku Sonic Patrol Car, o Papo de colecionador do meu amigo e novo integrante da equipe Glefferson Vinícius de Lima, fiz um texto breve falando sobre a versão Beta japonesa de King’s Field I, enquanto o Samurai Nihon chutou o balde com o texto Arcade de Master System. Depois entrou mais um integrante a equipe escrevendo uma verdadeira história de superação do amigo Eric Mascarenhas e muitos Arte inGame do Thiago.
Muitos outros posts estão hospedados no Gamer Desconstrutor, e por isso convido vocês a realizarem uma jornada explorando o lugar, não vou me delongar muito com esta postagem porque a mesma já esta enorme. Gostaria de acrescentar mais uma coisa, algo bem pessoal em relação ao blog, o meu objetivo é fazer este espaço crescer, estarei tomando algumas medidas adicionais não só para facilitar o acesso ao público, como fazer com que as atualizações do Gamer Desconstrutor cheguem mais facilmente ao leitor e por múltiplos meios, como o uso das redes sociais onde o marketing trabalhado de boca a boca nada mais é do que uma atitude que qualquer ser humano civilizado adota para se relacionar uns com os ouros: Conhecer, se Relacionar, Conversar.
Também irei dar mais atenção a minha associação a canais de games do YouTube, como o caso do Velberan e do SnesTalgia que foram figuras que não só me apoiaram no passado como hoje me ajudam sempre que preciso. Sou partidário do pensamento de que quando a gente cresce com a ajuda de alguém, conseqüentemente ajudamos esta pessoa a crescer, e este será meu foco, pois acredito que apenas qualidade SEM humildade, não faz nada crescer e é um talento vazio. Ha! Quero agradecer a todos pelo apoio, pela visita, por cada comentário, por cada divulgação, cada amizade e consideração. Sei que não sei nada, mas com o tempo, mesmo sabendo que jamais serei perfeito, irei sempre melhorar. Novamente um muito obrigado! Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

28 comentários:

  1. Caraca um já? Parabéns manolo o blog tem muito conteúdo de qualidade, isso vai longe =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sim, Juan! E bora tocar isso pra frente cada vez mais!
      Obrigado pela presença!
      \o

      Excluir
  2. おめでとう!!!

    Parabéns cara ☺

    Agora que eu sei seu outro apelido estou com medo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! ^^ O texto esta incrivel! E vida longa ao Desconstrutor! \o/

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! O trabalho deste blog é incrível, gosto de tudo nele! Desde os temas dos posts até seu layout, me sinto muito à vontade por aqui! Só não comento por falta de tempo, sabe como é rsrs. Parabéns pelo trabalho, e pelo sucesso com o projeto! Estarei sempre por aqui! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Yuri! E não se preocupe com a questão do comentário, o que importa é que você esta nos visitando aqui...
      ^_^

      Excluir
  5. Parabéns Yoz!
    Te acompanho a pouco tempo mas curto muito seu trabalho.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Eu só posso dizer que estou muito feliz por este primeiro aninho deste canto jorrando hexadecimais pra todos os lados da internet! O primeiro de muitos anos! Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe!

    Tanto conteúdo em tão pouco tempo chega a impressionar. É muito legal ver o resultado de todo o trabalho de um fã apaixonado por um tema que o incorporou em sua vida desta forma, fazendo parte de si mesmo. Tanto esforço e tanta dedicação neste blog só torna a internet um lugar mais divertido e informativo!

    Parabéns Yoz por todo o seu trabalho e que continue por muitos anos! =D

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa legal de produzir conteúdo para a internet é olhar para trás e ver o tanto de coisa legal que fizemos. Parabéns pelo aniversário e que muito outros venham pela frente, fico muito feliz por ter feito parte disto. E desculpe por trazer o apelido à tona, mas acho que o pessoal precisava saber para pelo menos trazer um gelzinho à base de água antes de entrar aqui :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Esse final foi fo... não... pera! HUAHUAHUAHUAHUAHUA
      Sobre trazer conteúdo, essa foi uma das primeiras preocupações que tivemos, lembra?
      ;-)

      Excluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho Yoz! É uma honra para mim ter estado com você desde os primórdios conversando a respeito disso e também fazer parte do staff. ;-) Sigamos em frente aí que a cada ano serão cada vez mais coisas boas para fazermos e recordarmos por aqui! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra quando eu ainda estava estudando essa questão de códigos, e as vezes, durante as tardes, ficava falando pra você o que eu havia encontrado?
      :-)
      Bons tempos aqueles!
      ;-p

      Excluir
  9. Sou muito grato em contribuir com o desconstrutor, um equipe sensacional e um público maravilhoso que cresce dia após dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço não apenas a você como aos demais integrantes da equipe pela contribuição.

      Excluir
  10. Parabéns para você e toda a equipe! Descobrir o site a pouco tempo, mas acompanho sempre. Curto muito! ;)

    ResponderExcluir
  11. Putz, todo santo ano eu passo por esse negócio de não saber como começar! kkkkkkkkkkkkkkk
    Já vi que é mais normal do que eu imaginava...
    Parabéns Yoz e companhia pelo primeiro ano do Gamer Desconstrutor! O site está tão rico de conteúdo que eu achei que ele tinha mais tempo de vida, continuem com essa evolução que nós leitores ficamos extremamente satisfeitos! :D
    Fico feliz em ver que vc tá animadão pra fazer crescer ainda mais o espaço. Eu que estou acompanhando há pouco tempo (confesso, mas juro que não foi por mal) fico contente de saber que teremos muito mais coisas interessantes pra ler aqui!
    Acho que é isso!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários como este seu é que me dão "gás" para continuar. Nunca nos abandone, amigão!
      \o

      Excluir
  12. Cara, valeu demais ter trabalhado contigo. Apesar dos problemas pessoais e reflexões, e desculpando a demora em ver seus posts, com certeza você merece pois faz tudo por que gosta, e isso é fantástico. Obrigado por ter lembrado de mim, apesar de não ter ajudado muito nesses tempos. Com certeza gostaria de trabalhar contigo novamente. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ser sincero com você: "Sinto muita saudade daquele período." A gente conversava muito, trocava idéias e tal. Pena que ainda não se repetiu novamente. Procura logo se arrumar por aí para que possamos fazer outro trabalho em equipe.

      Excluir
  13. Cara, valeu demais ter trabalhado contigo. Apesar dos problemas pessoais e reflexões, e desculpando a demora em ver seus posts, com certeza você merece pois faz tudo por que gosta, e isso é fantástico. Obrigado por ter lembrado de mim, apesar de não ter ajudado muito nesses tempos. Com certeza gostaria de trabalhar contigo novamente. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, YOZ! Realmente tá 10!!! Sou fã de Phantasy Star - Master system: o único PS q joguei! Li todas as 'Semana bizarra de PS'!!! Tem como o Odin usar magias, =Alis/Myau/Noah ? E outra: tentei falar Wren em wren2500@gmail.com, mas não me respondeu! Tem como dar o recado pr ele, por favor ? E mande resposta p/ myst@oi.com.br, por favor. Obrigado, p/béns e 1 abraço!

    ResponderExcluir