4 de novembro de 2015

Phantasy Star III EP.07 - Solidão PT-BR

No post anterior sobre Phantasy Star III (EP.06 - Lágrima do Dragão PT-BR), nossos intrépidos heróis estavam se preparando para resgatar Thea, mantida prisioneira no sub-solo do castelo de Lensol no Domo de Dracônia. Curtam ao vídeo a seguir porque ele é a base deste texto comentário sobre o gameplay:


Eu deveria ter comentado sobre isso no texto anterior, mas ESTE É UM ERRO que eu e mais dois amigos cometíamos muito quando jogávamos RPG’s juntos, ou seja, chegar numa cidade que vende equipamentos melhores do que temos e comprarmos sem saber que um pouco mais a frente haveria outra cidade com equipamentos melhores ainda. Um dos problemas do Phantasy Star III que eu simplesmente não consegui resolver, é justamente essa maldita velocidade com a qual os personagens andam. Ao meu ver, se os personagens se locomovessem mais rápido, não daria aquela preguiça de tentarmos achar outras cidades na área e fazer testes com equipamentos melhores. Há! Antes de prosseguir no meu comentário, gostaria de divulgar essa arte da Sari simplesmente sensacional que o Soterio Salles para o vídeo do Velberan:
Assim que adentramos o castelo de Lensol, somos atacados por mais inimigos máquinas, mas foi feito um comentário EXATAMENTE NESTE PONTO DO VÍDEO, a qual se refere aos efeitos das armas. Bem, devo confessar que quando eu joguei o Phantasy Star II e I, uma das coisas que mais me deixavam curioso era sobre os efeitos visuais dos cortes de cada arma nova que adquiríamos, não sei se isso acontecia com mais alguém, tanto que muitas vezes eu ficava sentado com um caderno imaginando e desenhando cada quadro de efeitos de espadas. O problema é que, por mais que eu goste de mais de Phantasy Star III, essa era uma das coisas que eu mais sinto falta.

Outra coisa que as vezes me irrita no Phantasy Star III É ISSO AQUI as vezes os programadores pecam muito quanto aos tipos de itens postos em determinados pontos dos jogos, em vez de um Monomate, porque eles não puseram um Star Mist, ou um Trimate? Agora eu vou comentar ESTE COMENTÁRIO AQUI, o fato do game transpassar um clima de desolação, na verdade tem tudo a ver com a atual situação dos povos que vivem nesses domos. O que isso quer dizer? Simples, eles estão perdidos no espaço longe de seus lares, e isso será muito bem explicado lá pelos derradeiros momentos do game. Pessoalmente eu gosto disso, principalmente quando tudo é revelado, e diferente de outros jogos de RPG’s da época, esse aqui tem um clima serio.
Aqui NESTE PONTO eu me lembrei de uma coisa muito engraçada! Quando eu estava jogando com uns amigos, assim que saímos no jardim do lado de fora do castelo, nos deparamos com esse caminho à esquerda, um desses amigos disse:

- E esse caminho aqui?
Respondi: - Não sei não, mas acho que ele leva pro lado de fora do castelo!
- Sério? Vou testar!

Putz! Ele saiu do castelo e teve de fazer todo o caminho tudo novamente, pois a missão ainda não tinha sido concluída. Na verdade essa rota é só para DEPOIS QUE COMPLETARMOS A MISSÃO DO RESGATE da princesa Thea / Lann La Mirah, uma personagem que começa fraca, mas que avança rápido de nível, usa os famosos Slices, que são espécies de bumerangues que no Phantasy Star II eles nomearam como “Golpeadores”, mas aqui deixaram a nomenclatura em Inglês mesmo. 

AQUI NESTE PONTO DO VIDEO, eu só vou completar o comentário do meu amigão, e que por sinal eu até falei sobre isso NESTE POST logo depois da imagem da Miau, além de somar 1 instrumento musical a cada personagem que entra na equipe (O ultimo é a bateria), a música muda completamente quando o protagonista morre, ou seja, o príncipe. Nosso próximo destino é a CAVERNA DE ARÍDIA onde estão refugiados os reis Rhys e Lyle e seus povos, onde recebemos a missão de ir à terra natal de Rhys, o Domo de Landen. A propósito! Assistindo ESTA PARTE DO VÍDEO e senti vontade de comentar outra coisa: Não se pode entrar em todas as cavernas durante o game inteiro! :-), é sério! Elas existem, mas várias delas é inacessíveis, dúvida esta que me deixou “encucado” por anos, tanto quando eu estava fazendo a Semana Bizarra de Phantasy Star III, pedi para o meu amigo e maior especialista em Phantasy Star III do Brasil, o Thiago Cruz para me ajudar com uma extensão para o meu ULTIMO TEXTO DA SEMANA BIZARRA, criado para informar o que cada pedra acessa em termos de caverna interdomos, quem tem cada uma delas, outras informações sobre quais palácios e templos Layanos estão bloqueados por soldados de Lune e algumas notas só para os mais veteranos (E teorizadores de plantão) desse game pensarem sobre o assunto, basta clicar NESTE LINK e descer o post até as partes finais.
Finalmente chega-se a Landen cidade onde Phantasy Star III começa e antigo lar de Rhys, cujos portões do castelo estão fechados, mas quem se recorda de como Rhys escapou das masmorras logo vai saber POR ONDE DEVE ENTRAR ;-). O Glitches que ele se refere NESTE PONTO DO VÍDEO é usando o Escapipe (Ou FugaFlau), só que falando com a Lena a Distância, nesse momento ela abrirá as grades onde Rhys esta preso, mas ele não vai poder sair mesmo assim, e quando a Lena fizer a ultima fala dela, aí sim poderemos usar o Escapipe e prosseguir no game. Ao final das masmorras, enfrentamos ela, a poderosa Sari quarto e ultimo integrante da equipe que foi homenageada numa bela arte logo no início desse post. Engraçado que ela diz que é filha de Lena, uma das pretendentes de Rhys no final da geração anterior, mas não fala quem é o pai dela, uma personagem completamente diferente da Thea em relação a ganhos de níveis.
APÓS A BATALHA Sari Lynn No Satera entra para a equipe. E assim a nossa aventura prossegue no nosso próximo encontro, mas antes de encerrar, vamos à PERGUNTA DO VÍDEO, isso ao menos para mim é bem óbvio, se o reino de Lande estava deserto, não havendo soldados, como a porta se abriu assim que Sari entrou no grupo? Simples! Já que os Orakios tem controle sobre tecnologias, possivelmente a Sari deve ter aberto os portões do castelo usando algum controle remoto. E é isso! Há! Eu escrevi um texto engraçado falando sobre os inimigos placas de Phantasy Star III, basta CLICAR AQUI para darem uma conferida. Sendo assim, finalizo este post com o meu costumeiro Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

4 comentários:

  1. Quer dizer que tem cavernas que não podem ser acessadas em geração nenhuma!? Que beleza, heim?

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei frustrado em não poder entrar em todas as cavernas, imaginava encontrar bastante coisa legal nos dois mundos "de baixo".
    Essa Sari pensativa aí parece ser a cara dela depois que o jogador escolhe casar com a Thea e a filha da Lena, assim como a mãe, fica pra titia. E acho que a Sari é a única mulher que "envelhece" em uma geração posterior, quando o Velberan chegar na parte eu estendo minha opinião.
    E Thea é minha usuária de bumerangue preferida da série. Bonita, forte, versátil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de jogar novamente todas as gerações. Mas esse ano, com algumas urgências aqui no Desconstrutor, não vou poder fazer isso com a calma que gostaria

      Excluir