2 de setembro de 2015

Super Mario World “Yoshi nos castelos e casas fantasmas”

As vezes eu fico me perguntando a quantidade de coisas maravilhosas que podemos fazer usando códigos e como o game se comporta nas situações atípicas resultantes disso. Bem, num dia tedioso qualquer, eu resolvi postar uma imagem lá na Retro-Gamers Brasil do G+:


Arte criada por Sotério Salles 

Como eu nunca fui um exímio jogador de Super Mario World, eu não sabia que o Yoshi NÃO poderia entrar nas fases dos castelo, fortaleza ou casa fantasma, até que o amigo +Lucas Hpm me informou dessa peculiaridade. Então, quando isso me foi chamado a atenção, resolvi caçar uns códigos pra tentar introduzir o Yoshi nesses locais, e brotaram daí alguns posts ainda na referida comunidade: ESTE POST e ESTE POST.


Até a Desciclopédia dá uma zoadinha informando o seguinte sobre a questão em seu post:

“Yoshi não entra nos castelos porque, como é da sabedoria popular, não é permitido a entradas de animais no recinto, pelo menos ele respeita as regras, pior você que entra mesmo assim!”.
 Mas logo na fase seguinte sacrifica o Yoshi para não cair no buraco



Bem, ao chegar do trabalho, resolvi dedicar uns trinta minutos para ver isso, e acabei descobrindo um código que obriga o Mario a montar no Yoshi. Todavia, apenas esse código não foi suficiente para inserir o Yoshi nesses recintos, baseado nisso, logo eu deduzi que poderia haver uma variável que travasse a permissão de uso do Yoshi quando adentrássemos o castelo. Mas após um tempo adicional de estudos, finalmente encontrei a tal variável e ela funciona em todos os momentos em que se esta nesses locais, observem as imagens a seguir e suas explicações sobre o efeito colateral disso.



Yoshi não trepa na grade: Obrigando o Mario a descer e seguir caminho sozinho.



Gráfico bugado na língua do Yoshi: Esse efeito depende de onde estejamos (Qual tela e os elementos do cenário pelo que eu pude perceber).



NÃO podemos entrar em porta alguma: Para que possamos atravessar as portas, precisamos descer do Yoshi.

Podemos engolir os chefes com uma bocada: mas o jogo continua rodando como se o chefe ainda estivesse vivo.

Yoshi fantasma?: O Yoshi fica semi transparente em alguns pontos da casa quando há fantasmas semitransparentes.

Os códigos para fazer isso são:

7E0DC101 Ativa o Yoshi no castelo
7E1B9B00 Permite inserir o Yoshi no castelo

E se você preferir a cor verde do dinossauro, use 7E13C70A. A Desconstrução de hoje foi bem simples, foi somente a demonstração do efeito dos códigos que permitem adentrar os castelos e casas fantasmas com o Yoshi. Todavia, o meu amigo Juan A. Dias do canal SnesTalgia fez um divertidíssimo vídeo demonstrando o efeito todo do código, e vou linká-lo aqui mesmo no Desconstrutor pra você NÃO ter desculpas para não assistir :-):

Portanto, não percam a oportunidade de assistir ao video e deixar aquele like para ajudar no nosso trabalho. Sendo assim, sem mais delongas, me despeço agora desejando, como sempre tenho feito, Vida Longa e Próspera.
\\//_

27 comentários:

  1. Eu achei muito da hora ver o Yoshi dentro dos castelos, vamos pensar em mais coisas malucas que podemos nesse jogo hehe, será que da pra comer o Bowser com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso testar isso sim! Aliás! Seria interessante testar em todos os chefes...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Como entra com o ioshi no castelo

      Excluir
    2. Basta você pegar o código da matéria e inserir no emulador, aqui tem um video ensinando a fazer isso no ZSNES: https://youtu.be/jz4rcGpVvpQ

      Excluir
    3. Poxa eu tenho play 2 não o snes._.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa noite, Thiago! Você diz no próprio Super Nintendo, né? Eu não cheguei a testar até porque eu não tenho um e muito menos um Pro Action Replay. Todavia, creio que se os códigos funcionam numa boa no emulador, possivelmente devam funcionar no console
      Se você testar e der certo, dá uma comentadinha aqui.

      Excluir
    2. Eu tenho o console e o super mario world, como se faz no console? Quero testar

      Excluir
    3. Eu tenho o console e o super mario world, como se faz no console? Quero testar

      Excluir
    4. Eliandro, no caso do console, você precisaria adquirir o Pro-Action Replay. Você encaixaria o cartucho do mario no cartucho do Pro Action e depois os dois no console...
      Na verdade eu nunca cheguei a usar um desses físico, só os do emulador mesmo.

      Excluir
  4. onde e como eu ponho os codigos o meu emulador é o nesbox emulator

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, nunca tive contato algum com esse emulador, e pelo que eu entendi é para navegadores e Windows Phone, né?
      No seu caso você usa onde?

      Excluir
    2. é q o meu é windows 10 então eu baixei o emulador na propria play store do windows 10

      Excluir
  5. Ei cara tem algum codigo pra ficar sempre com o yoshi de asas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ter Nzzn, mas ainda não procurei devido a pressa pela qual eu analisei esse game. Um dia eu pretendo escrever sobre esse jogo novamente e por códigos que ficaram de fora. Enquanto isso, você pode usar aquele que faz o Mario nadar no céu que serve de substituto provisório a esse outro código que você deseja.
      Ha! Desculpe ter respondido só agora, é que eu passei por um contratempo sério de saúde e agora que estou retornando às atividades sociais e com o Gamer Desconstrutor...

      Excluir
  6. Os códigos não funcionaram no meu emulador GBA tem outro código?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não são pra funcionar mesmo Will, para isso tem que ser feito um novo trabalho de rastreio de códigos para o portátil.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Levando-se em consideração que é uma versão emulada, basta ter suporte pro código que eu acredito que esses mesmos devam funcionar...

      Excluir
  8. Como faz isso no emulador do snes9x?

    ResponderExcluir
  9. Olha, no primeiro castelo não consegui comer o chefe, e nos outros castelos eu não consigo lutar com os chefes, pois quando eu entro no Boss do nada o Yoshi buga e aí o Mario e o Yoshi atravessam a ponte e caem na lava...

    ResponderExcluir