29 de setembro de 2015

Bomba: DESCOBERTO INTELLIVISION III

Notícia-bomba!! Um membro do fórum do lendário AtariAge postou dia 13 a seguinte novidade:
(...) My fathers been selling games for almost 40 years and offered me an old brochure he found after going through some old work stuff. Sorry for the quality, I'm planning to make some high res scans in the next week or so. (...)
(...) Meu pai vendeu games por quase 40 anos e ofereceu-me uma velha brochura (que) ele encontrou depois de revirar suas coisas de trabalho velhas. Desculpem pela qualidade, estou planejando fazer alguns scans de alta resolução na próxima semana ou além (...)
Cliquem no título para lerem o restante do post...

28 de setembro de 2015

Papo de colecionador I - Jogos piratas na coleção?!

Um colecionador de videogames, como qualquer outro colecionador, geralmente planeja suas aquisições meses antes de executá-las. Normalmente os itens, por serem genuínos, antigos e ainda pouco disponíveis, possuem valor elevado, o que exige economia e impacta em outros aspectos da vida pessoal do colecionador.

25 de setembro de 2015

Hack de Pokémon Yellow feito por chineses para o Nintendo 8Bits traduzido para o Inglês

Existem trabalhos de Hacks que criam verdadeiras maravilhas nos fazendo tirar o chapéu por conta do esmero e dedicação, um que vocês devem ter tomado conhecimento foi de uma versão 8Bits de Final Fantasy 7 para NES desenvolvida por uma empresa chinesa chamada Shenzhen Nanjing Technology Co., Ltd. que usava artes no estilo Advent Children. Bem eis que a mesma empresa que criou o “Zui Zhong Huan Xiang VII” (FF7) resolveu desenvolver em 2009, também para Nintendinho, uma versão do Pokemon Yellow (Lei Dian Huang: Bi Ka Qiu Chuan Shuo), originalmente lançada para Game Boy em setembro de 1998. Só que as novidades não param por aí.

Quem sou eu? Ninguém liga?

Não gosto de trazer para cá certos assuntos que não sejam da área gamística, mas acima de tudo o Gamer Desconstrutor é parte de mim. Por esta razão que existem coisas aos quais não posso deixadas de lado sem ao menos redigir algumas linhas, como foi o exemplo da nota de falecimento do lendário Leonard Nimoy num texto intitulado "De todas as almas (...)" e como este é o único espaço eletrônico a qual sou não somente editor, mas também o dono, preciso escrever essas palavras, pois a morte da carne em sí ainda não é a morte verdadeira, o maior de todos os ceifares da vida é o esquecimento.

Apresentação Glefferson (Sonic Ramone) e biografia de um colecionador veterano

E aí galera! É com grande prazer que me apresento para as Forças Especias Game Desconstrutivas!

Me chamo Glefferson Vinícios, conhecido Sonic Ramone. Sou recém formado Bacharel em Sistemas de Informação e atuo na carreira de Analista de Sistemas como júnior. Sou rockeiro fã de Misfits e Ramones, apaixonado por videogames e computadores antigos, História, Ufologia, documentários, Jurassic Park e carros antigos, em especial meu amado Fusca.

Minha carreira em videogames começou aos meus 6 anos, jogando Enduro, no Atari 2600 de uma coleguinha da rua. Pouco depois, tive meu primeiro contato com computador, um PC 386 com Microsoft Windows 3.11, no qual conheci clássicos do MS-DOS como Prince Of Persia, The First Samurai, Karateka, Grand Prix Unlimited, The Cycles e do Windows, como Paciência, Campo Minado, SkiFree, Dots!, Sticks, Taipei e vários outros. Engraçado que eu tinha medo do lobisomem do final de SkiFree e do sangue de Prince Of Persia.

23 de setembro de 2015

Arte inGame: Sobre enredos

Olá pessoal!
O início do meu artigo de hoje parecerá desconexo com a temática do blog e a proposta desta coluna, mas confiem em mim: conforme avançarem nos parágrafos tudo ficará mais claro. 

Quando ingressei no programa de mestrado em Psicologia, consegui a aprovação com uma proposta de pesquisa sobre o suicídio. Porém, ao longo do primeiro ano de pesquisa, minha orientadora incentivou-me a procurar algo que fosse mais a minha cara do que isso. Lembro-me até hoje do dia em que falei as duas primeiras coisas que me ocorreram: RPGs e videogames.

Surpresa quanto a este último, ela me perguntou o que é que eu mais gostava nos jogos de videogame e qual a principal razão que me fazia jogá-los. Respondi-lhe com aquilo que, certamente, é algo comum a muitos de vocês: "eu jogo porque gosto da história".



21 de setembro de 2015

Waku Waku Sonic Patrol Car (Arcade Dumpado)

Desenvolvido pela SErvice GAmes AM1, Waku Waku Sonic Patrol Car (わくわくソニックパトカーからか) é um raríssimo game de corrida lançado em Dezembro de 1991 para o público infantil, ele utiliza a placa Sega System C-2 (Arcade) e muito embora tenha saído somente no mercado Japonês, também existem versões em Inglês (provavelmente utilizado em áreas com um grande número de turistas que falam inglês). Neste game você controla o porco espinho Sonic no papel de um oficial de polícia que patrulha as ruas da cidade para mantê-las a salva do Dr. Eggman / Robotnik. Muito embora esse game tenha quase 24 anos de idade, somente recentemente conseguiram Dumpar para ser jogado em Emuladores.

18 de setembro de 2015

Dossiê OLD!Gamer: Master System!

Quem foi que disse que eu não tenho amigos influentes no ramo dos games? :-) Bem hoje o post é especial, o meu velho de guerra, meu grande amigo Orakio Roberto Gagá Bechtlufft, que escreveu a inigualável MATÉRIA SOBRE PHANTASY STAR 1, lançou esses dias através de uma edição mais que especial da OLD!Gamer um incrível Dossiê sobre o console de 8Bits da SEGA, o Master System. É trabalho de primeira, isso eu posso garantir diante de muitos outros trabalhos feitos por ele para a referida revista e principalmente ISSO AQUI que pode ser ADQUIRIDO AQUI!

17 de setembro de 2015

Street Fighter II para… Atari 2600?! O_o


Produzido por Yoshiki Okamoto (Time Pilot, 1942, SonSon, Side Arms, Final Fight e outros), quando Street Fighter II The World Warrior foi lançado para Arcade em Fevereiro de 1991, seu sucesso foi tanto que os Fliperamas viviam lotados com pessoas ávidas por experimentar aquele jogo cujos gráficos, sons, jogabilidades e inovações apresentavam algo jamais visto até então. Naturalmente que por conseqüência várias versões dessa maravilha fossem portadas para consoles caseiros, como foi o caso do Super Nintendo, cuja versão saiu em Junho de 1992 e foi um port tão bem feito que fez um sucesso absoluto, versões para Amiga, PC DOS, até os consoles de baixa potência como o Game Boy e Master System ganharam suas versões. Mas o que dizer de uma versão deste game lançada para Atari 2600?

16 de setembro de 2015

Sabe o Mario? Pois é, ele é agora o Refugee Mario

Ao perder seu melhor amigo num afogamento enquanto tentava fugir para a Grécia, um jovem sírio que atende pelo pseudo de Samir Al-Mufti e que vive em Istambul, maior cidade da Turquia, criou um vídeo onde o Mario ("Refugee Mario") tenta escapar de contrabandistas para atravessar o Mar Mediterrâneo para chegar a fronteira húngara onde lá será preso por guardas. Incrível como isso meio que coincidiu com o 30º aniversário do primeiro jogo do Super Mario Bros.
Leiam um pouco mais sobre o assunto e assistam ao vídeo CLICANDO AQUI!

15 de setembro de 2015

Gamer Desconstrutor atinge 100 posts

Para confirmar o nosso crescimento, é com imensa satisfação que hoje venho anunciar a marca de cem (100) postagens aqui no Gamer Desconstrutor, e embora eu não duvidasse que isso um dia fosse alcançado quando o Desconstrutor de Jogos foi ao ar, não imaginei que chegaria a isso antes de completar 1 ano de existência.

14 de setembro de 2015

Suturino, um personagem carismático... não parece, mas é!

Depois de um longo tempo sem criar artes em vetor, hoje eu decidi fazer um Suturino. Isso, devido a Rotação Semanal que fez com que eu conhecesse finalmente o herói.
Além de eu ter curtido demais jogar com ele, eu já apreciava o seu visual "grotesco", e nem imagina que continha ataques venenosos, coisas que eu prezo demais em personagens.

11 de setembro de 2015

Personagem do Mês de Setembro/2015 – Mai Shiranui:

Sejam bem vindos ao Gamer Desconstrutor, hoje estarei trazendo um post preguiçoso um pouco mais curto do que o que eu costumo fazer para essa categoria, será mais voltado para a apresentação das participantes do personagem do mês lá na comunidade Retro-Gamers Brasil do G+, a vencedora da enquete e um Making Off do quadro de batalha. Portanto, sem mais delongas, vamos ao post de hoje.


10 de setembro de 2015

Encontre Pokémon no mundo real com “Pokémon GO!”

Recentemente aqui mesmo no Desconstrutor eu escrevi um texto intitulado “Pokémon Shuffle Mobile indo aonde nenhuma Nintendo jamais esteve” fazendo uma referência direta à filosofia “StarTrekiana” que diz “Where No One Has Gone Before”, ou seja “Aonde ninguém jamais esteve”. Só que aparentemente a ida da Nintendo para os dispositivos moveis esta pisando num campo onde as empresas de games sequer tocaram, numa ambição que além de ser atípica para a BigN contradiz até seus intuitos iniciais de entrar nesse disputado ramo de mercado. Mas como isso se dará? Querem saber que história é essa? Cliquem no título do post e descubra.

9 de setembro de 2015

Arte inGame: Scars of Time - Chrono Cross

Olá pessoal!

Lembram-se do comentário que fiz em minha última postagem acerca de músicas que mesmo tiradas de seu contexto no game continuam excelentes obras? Pois é exatamente um exemplo disso que escolhi tratar hoje!

5 de setembro de 2015

Pokémon Shuffle Mobile indo aonde nenhuma Nintendo jamais esteve

A vida é uma caixinha de surpresas! Não! Não apenas pelo fato de eu estar aqui falando sobre um jogo para Mobiles, mas devido a razão que me levou a fazer isso: Sim, a Nintendo, uma das empresas mais conservadoras do mercado finalmente deu o seu primeiro passo lançando “Pokémon Shuffle Mobile” um puzzle gratuito anunciado durante a primeira conferência da Nintendo Direct de 2015, quando o jogo ainda era apenas para Nintendo 3DS. Vamos saber um pouquinho sobre a versão para Smartfones? Cliquem no título ou AQUI para ler o restante deste texto.


2 de setembro de 2015

Super Mario World “Yoshi nos castelos e casas fantasmas”

As vezes eu fico me perguntando a quantidade de coisas maravilhosas que podemos fazer usando códigos e como o game se comporta nas situações atípicas resultantes disso. Bem, num dia tedioso qualquer, eu resolvi postar uma imagem lá na Retro-Gamers Brasil do G+:


Arte criada por Sotério Salles 

31 de agosto de 2015

Teste no Sistema de combate em Final Fantasy VII Remake


Muitos dos fans da franquia Final Fantasy idolatram o sétimo capítulo como o melhor da série, pessoalmente ainda prefiro o Final Fantasy VI pelas mais diversas razões, a primeira delas é por nostalgia, pois foi o primeiro que joguei e fechei, segundo por conta de certas estruturações na construção do game que, ao meu ver, são fatores preponderantes para um replay de tempos em tempos, que é a questão das passagens secretas e perguntas sem respostas e etc. Demais questões como gráficos (Que para mim é uma obra de arte 2D) e Músicas (Que independente da instrumentação, sempre serão as mais belas melodias da série) eu deixarei de fora do post por conta do mesmo ser voltado a um rápido assunto referente a Final Fantasy 7.

28 de agosto de 2015

Alex Ken Kidd Master ^_^

Agora, por iniciativa minha, resolvi brincar um pouco mais com as customizações tentando criar um novo Avatar para o meu amigo Alessando Velberan para representar seu perfil no canal do YouTube. Vamos ver como foi isso?



21 de agosto de 2015

Witchwood (game cancelado)

Incrível como algumas coisas despertam nosso interesse por outras. Em algum momento do ano de 1992, eu tive o prazer de ter contato com um legítimo e originalíssimo cartucho pirata (?!) para Mega Drive da sequência gamística mais marcante e empolgante de toda minha vida, o Sonic 2. Entretanto, na época, ainda não era a versão definitiva de Sonic the Hedgehog 2 (16-bit) que daria as caras lá por Novembro ou Dezembro daquele mesmo ano, mas sim sua versão Protótipo conhecida como “Sonic 2 Beta”. Lembro que o dono da “LUCRADORA” havia me falado:

- “Essa é uma versão inacabada do Sonic 2 que a SEGA distribuiu para as revistas de games porque as pessoas estavam muito agoniadas para saberem como seria o jogo.”


De onde raios ele tirou isso?! E a história do chinesinho que converteu a ROM num cartucho e saiu vendendo pra Deus e o mundo? Bem, mesmo essa história do chinês ainda não passa de uma lenda. O importante salientar nisso tudo é que desde Sonic 2 Protótipo eu acabei desenvolvendo um interesse patológico :-) fora do comum por essas versões inacabadas e canceladas de jogos de vídeo game, e fiquei bem animado em noticiar sobre o Witchwood, game este que teve seu lançamento cancelado em pleno desenvolvimento.

19 de agosto de 2015

Arte inGame: Músicas fora do jogo

Olá pessoal!
Uma coisa bastante interessante sobre músicas que aparecem juntamente com alguma outra arte é que nem sempre elas nos agradam quando apresentadas isoladamente. Ou seja, só fazem pleno sentido quando surgem associadas com alguma outra coisa.

Fora dos âmbitos dos videogames, lembro do primeiro caso em que me dei conta deste fenômeno: o primeiro trailer do Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Recebi um CD-ROM em casa de alguma empresa provedora de acesso à internet com wallpapers e o trailer desse filme (antes do YouTube existir, lembram-se?). A música em questão está no segundo minuto do vídeo abaixo juntamente com as cenas que ajuda a emoldurar.

17 de agosto de 2015

Final Fantasy VII Re-Imaginado como Briga de rua (beat’em up) 2D (side-scrolling)

Sempre foi hábito meu tentar imaginar como seria se os personagens de um determinado game atuassem em outro game cujo gênero fosse completamente diferente de sua origem, tanto que até hoje eu gostaria de ver feito um “Star Fighting Phantasty” :-) que neste caso seria um game de luta estilo Street Fighter II com personagens de Phantasy Star. Pois bem, se você é daqueles que não vê a hora de jogar o ReMake de Final Fantasy VII, que tal matar um pouco a vontade jogando um game de briga de rua com personagens de Final Fantasy no melhor estilo Street of Rage e Final Fight?

14 de agosto de 2015

Alex Ryu Kidd ^_^

Além de psicoterapêutico, considero o exercício de pixel customização como algo que trabalha bastante a capacidade de raciocínio lógico geométrico, fora que constantemente estamos brincando com aqueles joguinhos dos 7 erros mas não apenas com 7 erros. Assim sendo, novamente a pedido do meu amigo Alessando Velberan criei uma nova imagem para representar o perfil no seu canal do YouTube. Vamos ver como foi isso?


13 de agosto de 2015

Resident Evil II O Poder (Confirmado Remake)

Você deve estar se perguntando qual a razão do uso da palavra “Poder” no título do texto, não é verdade? A resposta para isso é simples, ela descreve a sensação que tive quando vi pela primeira vez a abertura em CGI do Resident Evil II lançado para Playstation 1 em Janeiro de 1998. Conhecido no Japão como Biohazard 2 (バイオハザード) lembro-me que fiquei tão impressionado que pensei: - Isso é o poder! Este foi o primeiro contato com algum game da série Resident Evil, na verdade nem foi com a versão completa, mas sim com sua versão de demonstração que além de não ter as CGI’s, ela só era jogável até o encontro com a Ada Wong. Somente depois dele que eu joguei os Resident’s 1 e 3. Isso explica a razão da minha decepção quando, na era dos 128Bits, foi lançado os Resident’s 1 e ZERO e os demais ficaram de fora. Eu realmente vinha, desde aquele período, sonhando com um Resident Evil II totalmente remakeado assim como fizeram com o primeiro. Mas eis que finalmente a Capcom resolveu escutar os apelos dos fans e recriar o fabulosíssimo Resident Evil II. Vamos a notícia? Cliquem no título do post para lerem o restante.
Resident Evil 2 Por kaoyon

12 de agosto de 2015

Personagem do Mês de Agosto/2015 – Vega:

Li certa vez numa daquelas HQ’s com temática NÃO infantil que não há o inteiramente bom ou mal, mas sim pontos de vistas, tanto que por essas características estarem inclusas em nossa natureza, o que errou às vésperas de seu julgamento pode já não ser a mesma a ser punida no dia de sua sentença. Portanto, levando-se em consideração que nesta vida não somos necessariamente mocinhos ou vilões, mas sim somente seres humanos com necessidades, desejos e medos, fico me perguntando o que seriam das grandes histórias televisivas, literárias, gamísticas e cinematográficas se não fossem esses completos antagonistas? E o melhor de tudo é que as vezes eles são tão marcantes que, na nossa ânsia por odiá-los, nos damos conta de que estamos ali apenas por amá-los de certa forma.

Se você fosse um vilão, em quais dessas categorias você se encaixaria?

:-)

10 de agosto de 2015

25 novos níveis em Super Mario 64 (Trabalho de fans)

O que você faria se repentinamente seu jogo favorito ganhasse 25 novos níveis a serem explorados mesmo que isso fosse trabalho de fans? Ao menos esta é a promessa do usuário 55SuperShadow do fórum smwcentral, que esta trabalhando num pacote com novos conteúdos para o Super Mario 64, vamos ver como isso esta ficando? Leiam o restante da matéria:

7 de agosto de 2015

Phantasy Star III EP.04 - A Escolha de Rhys PT-BR

Desejo e destino.

Escolha uma cor entre Azul ou Marrom e arque com as conseqüências que mudarão completamente a sua vida, pois dependendo do que for determinado, a porta de um novo mundo se abrirá trazendo consigo um espetáculo inimaginável de realizações, fracassos e arrependimentos. Pois isso é a vida, sempre foi assim e nunca deixará de ser. Aprender com os acertos e, acima de tudo com os erros, é percorrer uma estrada onde deveremos conviver com as consequências por nossos atos muito embora seja tentador olhar para trás.

4 de agosto de 2015

Anunciado RPG Maker MV

Jamais esquecerei a época em que eu comecei a estudar informática, era meados de 1997 e o curso, que começava com IPD (Introdução ao Processamento de Dados) e DOS (Disk Operating System ou sistema operacional em disco), levaria em torno de seis meses para ser concluído. No início eu estava nervoso, pois eu nunca tinha usado um PC antes, mas eu tinha um grande sonho no coração que era a de ser um criador de Games. Lembro de um dia ter pego uma prova do conteúdo estudado e nela vinham Prints da tela do PC, logo perguntei pro meu professor como fazia aquilo, pois se eu conseguisse capturar as telas do PC se tivesse rodando algum game emulado, eu poderia capturar e usufruir dos elementos de um game para criar o meu próprio jogo.
Imagem extraída do site depaul

31 de julho de 2015

“What the puck, man!?”

Onde se originam as grandes ideias e quantas delas se tornam marcos na história da humanidade ao ponto de influenciar a vida de milhares de pessoas? Claro que por este se tratar de um site de games, eu não poderia falar sobre Motores à vapor, Automóveis, Transistores ou a invenção do Plástico bolhas, que foram criações maravilhosas, mas terei de me restringir somente a games que também é algo maravilhoso. Hoje estarei trazendo à vocês um especial sobre Pac-Man, com curiosidades, fatos e mitos. Por exemplo, reza a lenda que durante um jantar ocorrido antes mesmo de eu completar 1 ano de idade, um jovem designer chamado Tōru Iwatani (岩谷 徹,) teve a brilhante ideia de criar um personagem de aparência simples baseado na forma resultante de uma pizza faltando apenas uma fatia, o que lembrava um ser circular com a boca aberta. Todavia, será esta uma inverdade? Continuem lendo para saberem mais sobre isso e muitas outras curiosidades referentes a Pac-Man.


Wak! Wak! Wak!

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29 de julho de 2015

Arte inGame - Phantasy Star III e suas técnicas

Oi pessoal!

A postagem de hoje é bem simples. Vou apenas comentar um pequeno assunto que é pertinente a toda obra de arte que passe por alguma tradução: a adaptação.

É bem verdade que Phantasy Star III pode suscitar os mais diferentes tipos de postagem. Não apenas a saga que podem acompanhar do Velberan com ele, como também as postagens do Yoz aqui mesmo no Desconstrutor, no Blog de Algol, por exemplo. E isso sem contar minha saga com ele que redigi de forma narrativa encerrando com análises e resenhas de vários elementos dele quando era colunista do Gagá Games.

Planejo falar dele em outras oportunidades desconstruindo alguns de seus elementos estéticos interessantes, mas desta vez focarei somente em uma pequena adaptação feita pela Sega of America para alguns termos do jogo original japonês. São elementos "inofensivos" até, mas explicarei a razão das aspas posteriormente.